Certificações

Criámos em 2016 um departamento próprio de certificações para dar resposta às auditorias externas dos nossos clientes e à crescente necessidade de sermos certificados nos serviços que prestamos.

Em 2019, efetuamos uma reestruturação da nossa estratégia de negócio e, empenhados em implementar um modelo sustentado na justiça social, ambiental e económica da nossa cadeia de valor, formamos o nosso departamento de sustentabilidade.

Cumprimos com os mais elevados padrões de responsabilidade visando gerar impactos positivos que beneficiem todas as partes interessadas. Em 2021, 70% da nossa produção global foi certificada. O nosso objetivo é garantir 100% de certificação em todas as nossas encomendas até 2030.

gots

A certificação Global Organic Textile Standard (GOTS) define requisitos ambientais e sociais em toda a cadeia de produção de têxteis e vestuário, desde a colheita da fibra à confeção e rotulagem da peça. É reconhecida mundialmente e certifica que a composição de fibras orgânicas numa produção é igual ou superior a 70%.

grs

O Global Recycled Standard (GRS) destina-se à certificação de qualquer produto que contenha, pelo menos, 20% de material reciclado. Estabelece critérios para princípios sociais, ambientais e de segurança no trabalho e garante a restrição de produtos químicos com potencial de dano para as pessoas e o ambiente.

ocs

O Organic Content Standard (OCS) reconhece uma cadeia de produção ambientalmente e socialmente responsável. Esta norma verifica a presença de, pelo menos, 5% de material orgânico num produto e exige o rastreamento da matéria-prima desde a sua origem.

rcs

Norma internacional que estabelece os requisitos para a certificação do conteúdo reciclado e de toda a cadeia de abastecimento. O Recycled Claim Standard (RCS) aplica-se a qualquer produto que contenha, pelo menos, 5% de material reciclado.

FAIRTRADE

FAIRTRADE é o selo de sustentabilidade mais reconhecido a nível mundial. Certifica que os produtores e as empresas envolvidas na cadeia de produção cumprem os padrões acordados internacionalmente para o comércio justo (melhores preços, condições de trabalho decentes e um acordo digno para agricultores e trabalhadores nos países em desenvolvimento).

SEDEX MEMBER – SMETA

A Etfor é SEDEX Member, com auditoria SMETA que verifica os standards Social, Higiene & Segurança e Ambiental. A metodologia SMETA utiliza o código de ETI (Ethical Trading Initiative) e as leis locais como ferramenta de medição dos standards que avalia.

BCI (BETTER COTTON INITIATIVE)

A entidade  Better Cotton Initiative (BCI) promove os melhores benefícios ambientais e sociais do algodão  que é produzido, sempre de forma sustentável. Para além do objetivo de reduzir a utilização de pesticidas, pretende promover o uso eficiente de água, a rotação de colheitas, boas condições de trabalho, e implementar práticas agrícolas mais sustentáveis para o algodão, em pequenas propriedades por todo o mundo.

OEKO-TEX

STANDARD 100 by OEKO-TEX® é uma certificação exclusiva para a indústria têxtil e de vestuário. A matéria-prima e todos os componentes dos artigos são testados quanto à presença de substâncias nocivas e devem corresponder aos critério exigidos pela norma. A Etfor possui a certificação STANDARD 100 by OEKO-TEX®, Classe I, destinada a produtos para bebés e crianças até aos três anos de idade.