Comprometidos no combate ao resíduo têxtil

Na Etfor olhamos para o resíduo como um recurso que pode ser transformado em novos materiais. Um dos nossos principais objetivos é reverter a acumulação excessiva dos resíduos produzidos pela indústria têxtil, e nesse sentido, temos vindo a implementar medidas efetivas que nos possibilitem prolongar o tempo de vida útil das roupas, combater e valorizar o resíduo industrial.

A gestão do nosso resíduo é feita de forma criteriosa e em função do tipo de material: têxtil, plástico, papel e cartão e metais.

Têxtil

A nova indústria têxtil deve estar cada vez mais alinhada com os princípios da economia circular, tornando-se regenerativa por via do design, benéfica para a sociedade e para o meio ambiente. Neste sistema, as fibras, as roupas e os têxteis são mantidos em circulação durante o tempo de vida útil e reintroduzidos na economia no final do seu ciclo, nunca terminando como resíduo.

 

Produzir só o necessário

Uma vez que trabalhamos por encomenda, as nossas produções são geridas de forma eficiente, evitando a superprodução e a acumulação de stock de peças não vendidas.

Tecnologia de ponta

No setor do corte, utilizamos tecnologia avançada que permite otimizar o consumo da matéria-prima e deste modo, combater o desperdício têxtil.

Estação de reparos

Artigos com defeitos reparáveis são analisados pelo nosso departamento especializado, de modo a evitar o descarte da peça. Em 2022, foram recuperadas mais de 20.000 peças.

Reciclamos 2 toneladas de resíduo têxtil em 2022.

EXCEDENTES TÊXTEIS → NOVOS PRODUTOS

Em estreita colaboração com a equipa interna de design, as matérias-primas excedentes são transformadas em novos produtos.

RESÍDUO → FIO

Parte dos resíduos têxteis passam por um processo de triagem interno e seguem para uma estação de tratamentos, onde são reaproveitados em novos circuitos industriais, como o setor automóvel, ou convertidos novamente em fio.

 

RESÍDUO → ENERGIA

Os restantes resíduos têxteis que não possam ser reaproveitados ou reciclados são encaminhados para incineração.

Plástico

Implementamos várias ações para reduzir o consumo deste material:

1. Internamente, otimizamos processos de forma a substituir os plásticos de uso único por materiais mais sustentáveis, tais como o papel ou os têxteis;
2. Trabalhamos com parceiros especializados que efetuam o processo de triagem, processamento e acondicionamento por tipologia de plásticos;
3. Sensibilizamos os nossos clientes para a utilização de plástico reciclável, ou compostável, no packaging.

Os resíduos de plástico que não conseguimos reciclar são encaminhados para deposição em aterro controlado.

Papel e cartão

A empresa dispõe de uma estação para gestão dos resíduos de papel e cartão equipada com prensas de compactação. Deste modo, conseguimos reduzir o volume de resíduos e facilitar o processo de transporte e descarte adequados, junto de parceiros de reciclagem certificados.

Estes materiais são depois transformados em pasta de papel para dar origem a novos produtos e embalagens.

Metais

Todos os resíduos de metal que utilizamos na nossa atividade, como agulhas ou lâminas, são encaminhados para parceiros especializados no tratamento deste tipo de resíduos.

Posteriormente, são fundidos e transformados em novas matérias valorizadas noutras indústrias, nomeadamente a construção.